A Super Equipe
A Super Equipe é um clichê que tem a particularidade de reunir alguns dos estereótipos mais populares, servindo como uma verdadeira passarela para que estes possam desfilar suas características marcantes. Na maioria das vezes, a Super Equipe é liderada pelo Grande Líder, pelo Mestre Sábio ou pela Eminência Parda, que normalmente também são os responsáveis pela seleção de seus integrantes.
A narrativa de recrutamento, aliás, é um dos elementos-chave para a caracterização deste clichê. Toda Super Equipe que se preze precisa de uma apresentação à altura, quando os talentos do time são delineados de forma seqüencial. Seja através do uso de flashbacks, cenas que ilustram o perfil dos personagens, ou pelo menos com o recurso de uma narração descritiva de cada integrante, é fundamental que o líder do grupo estabeleça previamente o que o público poderá esperar da Super Equipe.
Outro elemento necessário para a composição de uma Super Equipe é o caráter complementar dos talentos e personalidades que a integram. De fato, as melhores e mais típicas Super Equipes costumam reunir tipos marcantes como o Cientista Louco, o Ogro Ignorante, o Playboy Bon Vivant, a Fera Indomável, a Mulher Fatal e o Aspirante Dedicado, entre outros, sendo este último um estereótipo tipicamente derivado deste clichê.
Por fim, é importante destacar que a formação de uma Super Equipe pode se destinar a objetivos variados, bons ou maus, tais como grupos de super-heróis, gangues de assaltantes, patrulhas militares, células de espiões, equipes esportivas e outros coletivos que fazem parte do nosso imaginário.
Exemplos:
Onze Homens e Um Segredo
X-Men: Primeira Classe
Os Vingadores
Os Mercenários
Sete Homens e Um Destino
Os Doze Condenados