O Capitalista Ambicioso
O Capitalista Ambicioso é apenas um entre os diversos estereótipos de homens de negócio que costumam ser representados em filmes, séries, novelas e outras obras audiovisuais. Sua característica marcante é a ambição em doses desmedidas, aliada a um caráter frio e calculista, que não mede os meios para alcançar os fins desejados. A inveja, a vaidade e algum ideal distorcido também podem ser elementos importantes na construção de sua personalidade.
Na maioria das vezes, o modus operandi agressivo do Capitalista Ambicioso, e as motivações do personagem, parecem se fundamentar exclusivamente na busca obsessiva pelo dinheiro, o poder e a glória. No entanto, é possível que o passado de alguns deles esconda um trauma ou decepção que sirva para explicar seu comportamento obstinado e individualista.
Contrastando com outros tipos do mesmo gênero, como o Rico Avarento, o Milionário Excêntrico, o Playboy Bon Vivant e o Magnata Magnânimo, o Capitalista Ambicioso não é um gastador nem um poupador compulsivo, mas faz uso de sua influência e poder financeiro com o objetivo exclusivo de aumentá-los, de forma a subjugar as pessoas que o cercam. Sua obsessão se revela por não ter qualquer escrúpulo em passar por cima dos obstáculos que pareçam atrapalhar sua jornada rumo ao sucesso idealizado.
De acordo com a história em que está inserido, a mentalidade do Capitalista Ambicioso pode variar entre um cinismo estóico, quando se propõe a representar a realidade nua e crua do mundo corporativo, ou adotar as tintas de um idealismo megalômano, e até mesmo revolucionário. Em todo caso, nunca há uma verdadeira redenção para o personagem. No máximo, ele poderá fingir alguma transformação de caráter, que ao final se revelará como estratégia egoísta, ou então se render resignado a alguma força maior ou destino inexorável, como a prisão, a solidão ou a morte.
Exemplos:
Gordon Gecko (Wall Street)
Steve Jobs (Jobs)
Jordan Belfort (O Lobo de Wall Street)
Mark Zuckerberg (A Rede Social)